MEDITAÇÃO NA NATUREZA

MEDITAÇÃO NA NATUREZA

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Meditação, uma disciplina para toda a família


Meditação, uma disciplina para toda a famíliaA disciplina de meditação tem cada vez mais adeptos em todo o mundo por ser simples e eficaz. Os praticantes aprendem a respirar e a dar valor a cada momento respiratório, aprendem como as posturas podem ser importantes para o bem-estar físico, e ainda como educar a mente.

Meditação pode ser efectuada em postura de lótus, deitado, a andar ou ainda a executar algumas tarefas diárias.

Não sendo uma disciplina de origem cultural europeia tem cativado muitos longe do Oriente. Olhada como parte integrante das modernas áreas New Age, uma década depois é adoptada por todos que procuram reduzir o ritmo acelerado do dia a dia e o stress, combater riscos cardiovasculares, abrir o processo da alma e fortalecer o sistema imunológico entre outras vantagens reconhecidas pela ciência e pela medicina.

A Meditação é forte junto de todas as idades pois é simples e fácil de aprender.

É necessário uma prática regular e algum tempo de treino e os resultados são bem visíveis. Pensamentos desinquietos, picos de emoções dão lugar a calma e a paz interna, fruto desta troca a intuição, clareza e as atitudes mais assertivas são uma constante.

Ao longo de diversas vidas é na alma que cada Ser regista conhecimento e sabedoria. O acesso a esta informação é mais completo, poderoso e útil do que a personalidade criada em cada encarnação. Com a disciplina de meditação é possível ter acesso directo a alma, orientar a vida diária de uma forma mais clara e mais ampla

No início o indivíduo é ordenado pela mente pois não tem controle sobre ela. Depois percebe que a mente é apenas uma parte limitada pois existem muito mais características e capacidades em cada ser humano. Passa a fazer uso de todas estas possibilidades e assim sendo fica calmo, toma melhores decisões, pois a sua mente é controlada e disciplinada e passa a ter o significado complementar em lugar de absoluto.

Da disciplina Meditação fazem parte a postura de mãos ou mudras, a musicoterapia ou seja a forma como a musica influencia o ambiente e transporta o ser para outras faixas de vibração energética e os Mantras ou seja palavras sagradas cuja energia nos transporta a patamares superiores e por isso mais perto da vibração da alma.

Os benefícios da Meditação são hoje conhecidos e aceites em todo o mundo. Meditar com disciplina ajuda a regular o ruído mental ocasionado pelos pensamentos descontrolados e atribulados. Os momentos de critica e julgamento dão lugar a mera observação dos acontecimentos. Sem envolvimento, sem opinião. Aos poucos e poucos o emocional é tranquilizado e por isso os impulsos, os momentos obsessivos e de descontrolo ocorrem com menos frequência. O Ego contem a programação e os condicionamentos de uma vida. Em contacto em o processo da alma o Ego fala mais baixinho.

Ao dar tempo para a prática da meditação o tempo que nos faltava passa a sobrar pois o nível de ocupações e preocupações muda. Porque o processo da alma é maior, mais rico e mais interessado no bem estar de cada individuo é ouvindo a intuição que muitos contornos e vielas da vida são evitadas e por isso o tempo rende.



A intuição, sabedoria superior ou registos da alma, três formas de exprimir o mesmo processo guiam o ser humano sempre que este entende que não é apenas o processo da mente que existe dentro dele.

Historicamente o processo meditativo foi praticado por civilizações muito antigas com predominância teocrática e por isso as orientações eram dadas por sacerdotes, sacerdotisas e faraós. Falamos da Grécia e Egipto. No Egipto era dada grande importância as câmaras dos sonhos. Os interessados em alcançar a paz e ter sonhos reveladores dormiam nestas câmaras sempre orientados por sacerdotes. A preparação para estas noites especiais, eram feitas com base nas técnicas meditativas e aromáticas.

Consoante as religiões e as tradições verificamos ao longo da história e até hoje a aplicação do estado meditativo e das técnicas meditativas. As sociedades tribais tem sempre um xamã por norma o líder espiritual que efectua as curas em estado alterado de consciência e chega a este estado com técnicas meditativas. A tradição monástica através da oração, jejum e celibato. O budismo e a contemplação profunda. Em comum a união do físico, mente e espírito.

Mais recentemente ao procurar refúgios em locais e hobbies que realmente preenchem o ser, ele recorre na verdade ao processo meditativo. A jogar golf, a fazer yoga, a praticar alpinismo ou a andar a cavalo na mata.

A meditação tem variantes. Diversos níveis de consciência e educação da mente são atingidos de acordo com a técnica escolhida. Zen, transcendental, movimentos lentos (chi kung – tai chi), antecipação energética (kendo – aikido) arranjos de flores (ikebana) ou a cerimónia do chá.


Vivemos numa sociedade virada para a informação, a densidade populacional planetária chegou ao auge. Desde tenra idade todos somos bombardeados com opiniões e sugestões de massa que nos levam a fugir por completo aos dons individuais, a criatividade e noção de realização. Por este motivo assistimos a uma sociedade materialista mas infeliz.

A meditação ensina liberdade e bem-estar mas mais longe ainda leva cada ser humano ao conhecimento das suas capacidades e vocações. O processo lógico e racional dá lugar ao processo interno. Em contacto com a alma cada ser humano é capaz de se perceber melhor e ficando por isso em estado de felicidade fica também capaz de conviver melhor com o seu semelhante.

Em cada ser humano além do sistema circulatório, respiratório, nervoso, existe o sistema energético. A ciência já explicou que somos cerca de 80% de água. Temos átomos em suspensão que se mantêm próximos devido as cargas electromagnéticas. O que observamos como matéria rígida é na verdade um complexo formato de energia. Energia é luz e luz é informação.

A energia tem movimento, e pode por isso ter diferentes faixas vibratórias e interagir com diferentes faixas vibratórias. Explicando melhor a energia de uma criança é diferente da energia de um adulto. A energia de um adulto altera-se de acordo com o estado emocional em que ele se encontra. A energia da criança e do adulto pode alterar-se de acordo com o meio onde ele se encontra, por exemplo na natureza. Entender estas variações e o meio mais rápido para começar a escolher entre o bem e o mau estar.

Para entender estes estados de variação interna e externa a disciplina de Meditação é fundamental já que orienta o homem a ficar calmo e focado podendo assim ser o principal observador do que se passa na sua vida.

O corpo físico é rodeado de 6 campos energéticos ou aura. Cada um responsável por áreas de interesse para o ser e zonas de energia onde a informação é registada. Por exemplo o campo que fica imediatamente a seguir ao corpo físico é o corpo emocional e neste estão todos os registos das emoções vividas, bem ou mal resolvidas do passado, presente e futuro do ser.

Este campo de 7 componentes, físico e 6 da aura comunicam com o corpo físico através de uma sistema de zonas por onde as trocas energéticas se dão. Os chakras. Existem dezenas espalhados pelo corpo mas mais pequenos.

Os 7 chakras principais situam-se na base da coluna vertebral, zona do umbigo, zona do estômago, centro do peito, garganta, entre sobrancelhas e topo da cabeça. Juntos na vertical formam uma coluna de luz branca ao centro do físico e junto a coluna vertebral.

Uma vez que a luz branca refractada é igual as 7 cores do arco-íris, cada chakra tem uma das cores do arco-íris. A cor vermelha devido a densidade que lhe é característica está relacionada com o chakra da raiz situado na base da coluna vertebral e com o corpo físico. Os restantes chakras estão intimamente ligados com os campos que compõem a aura e tem as cores laranja, amarelo, verde, azul claro, azul índigo e violeta respectivamente.

Com base nesta orientação muitas são as Meditações guiadas que são relacionadas com as cores ou a visualização de raízes que unem o ser humano a Mãe Terá e um cordão de luz que liga ao Pai do céu. É a ligação a Alfa e Ómega.

Grupos de cientistas, médicos, neurólogos e Lamas especializados desenvolvem estudos na Europa que revelam que a meditação modifica a seu tempo as orientações e escolhas. Os estudos comprovam hoje que a postura de stress pode ser reorientada pela meditação para aceitação e felicidade.

Os estudos efectuados em grupos de indivíduos comprovam que a Meditação pode ser determinante na redução de risco cardiovascular, predisposição para cancro ou combate de hábitos de tabagismo e má nutrição. Os resultados foram visíveis em pouco tempo.

Meditação zen remete para a simplicidade, tranquilidade e a calma. A meditação transcendental explica que o que o indivíduo sente internamente é o importante e que o seu exterior é sempre um resultado do mesmo.

Ambas são artes que fomentam a abertura de consciência e conduzem o ser humano a sua essência mais básica.

As aulas de meditação a grávidas e seus maridos são dadas em países como os EUA há décadas. São ensinadas técnicas de postura, respiração e paz interior que não só colocam a futura mãe em contacto consigo, em união com o pai e ambos em sintonia com a criança. Famílias com este tipo de preparação sabem que o parto será um momento mais tranquilo e seguro.

O bebé sente a paz e harmonia que vem dos pais uma vez que a energia de ambos é trabalhada, fica unificada. A casa e o ambiente familiar são o mundo da criança e não devem ser diferentes do ambiente vivido por 9 meses na barriga da mãe.

Os primeiros meses da vida da criança são normalmente agitados porque o bebé é exigente, com poucas horas de sono e sobretudo pouco tempo para o casal e para cada um deles individualmente, são meses de grande stress. Famílias que abraçam a técnica da meditação têm uma ligação energética mais forte e mais eficaz para ultrapassar todos os momentos de tenção. Todo este clima gera melhores momentos e registos de felicidade. Mais saúde de todos os envolvidos.

A saúde, o sistema imunológico, o equilíbrio e tranquilidade são denominadores comuns para uma gestação saudável, um parto ameno e o desenvolvimento da criança sustentado, criativo e harmonioso.

Os exercícios de Meditação são fáceis de fazer várias vezes ao dia e consoante a disponibilidade podem ser feitos em casa, no trabalho, no intervalo de almoço num jardim.

Os benefícios da meditação na gravidez são: Impacto benéfico na saúde da mãe e do feto, Aumento do nível de bem-estar, Auto estima, Equilíbrio emocional e da ansiedade, Prevenção da depressão pós-parto, Equilíbrio das funções hormonais, Controlo da mente, Reconhecimento da energia e como utiliza-la a seu favor, Capacidade empática, Reconstrução do sistema emocional destrutivo.

Os resultados práticos são: Maior controlo no momento do parto, Redução dos momentos ansiosos, dores e stress, Menor tensão muscular, Sono regular, Calma, paz, Disciplina, Melhoria no relacionamento inter-familiar, Redução do número de casos que necessitam de cesariana ou anestesia geral.

A tomada de consciência que somos antes de mais um ser espiritual é hoje necessário para educar, compreender e lidar com as crianças do Séc XXI.

Meditação para crianças e jovens oferece soluções concretas a questões hoje tão faladas como falta de auto-estima e auto-afirmação, obesidade, mau aproveitamento escolar, dificuldades do sono, défice de atenção, incapacidade de concentração, depressão, ansiedade, hiperactividade e perturbações do sono.

A meditação com crianças é feita com base em técnicas de postura, respiração e educação mental bem como exercícios de criatividade pois as crianças não conseguem estar em meditação tanto tempo seguido como os adultos.

Sempre que o estado meditativo é exercitado o estado criativo é desenvolvido, por este motivo além dos exercícios meditativos são efectuadas actividades lúdicas criativas como construção de mandalas, pintura ou moldagem.

A criança aprende a estimar o corpo físico, a comer bem, a dormir bem e a ter uma disciplina regular de exercício.

Isabel Leal
+351938159613
email: criancasde1novomundo@yahoo.com
www.criancasdeumnovomundo.com

Sem comentários:

Enviar um comentário